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Este blog é uma ferramenta criada como atividade do curso de pós-graduação, em nível de especialização, do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC-EDU) da FURG, que visa a postagem de reflexões sobre Educomunicação!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O jornalista na escola

Considerando o papel dos jornalistas perante a sociedade e história, assim como sua inserção mesmo que subjacente no contexto da comunicação, cada vez mais se torna importante sua atuação e participação na formação de cidadãos críticos e reflexivos. O papel do jornalista, no entanto, não é estanque a veiculação através de mídia e imprensa de materiais socioculturais, políticos e educativos. O jornalista deve sim integrar processos desta nova educação que ser quer e que se faz tão urgente, a educação para a mídia e a educação com a mídia.

Porém, este papel estava mais atrelado a discursos e analogias e até mesmo a uma estirpe singela de teóricos da educomunicação. Recentemente, entretanto, como profissional da área, surpreendi-me a ler o edital para o concurso público da Prefeitura de Bagé, que oferece duas vagas para “Professor de Comunicação”. Sendo exigida a formação superior em “Comunicação Social”. Admirei-me por a cidade ser uma das primeiras na região a realizar concurso para provimento de vagas como essas e também, pelo amadurecimento da própria Prefeitura e secretaria de educação em dar oportunidade para que os comunicólogos sirvam de aportes aos estimados professores e que conjuntamente, possam realizar um trabalho de alfabetismo crítico.

As atribuições a princípio parecem ser de incumbência única e exclusivamente dos profissionais da área de educação, porém, como profissional por formação universitário, asseguro que o jornalista é capaz de desenvolver as atribuições com total eficiência, jamais “roubando” o papel do professor e sim, cooperando, ensinando e aprendendo numa simbiose interessante e porque não dizer, necessária nesta era digital. Quem sabe os demais municípios da região, atentem para essa oportunidade que com certeza, só deve enriquecer a comunidade escolar.

As atribuições do cargo são extremamente significativas e pela importância de cada uma, as cito na íntegra:

“Orientar a aprendizagem do aluno e organizar as operações inerentes ao processo de ensinoaprendizagem; participar no processo do planejamento das atividades da escola, bem como na elaboração execução e avaliação da Proposta Pedagógica, dos Planos de Curso e do Regimento da Escola; contribuir com o aprimoramento de qualidade do ensino; planejar e executar o trabalho docente em consonância com o plano curricular da escola, atendendo ao avanço da tecnologia educacional; elaborar e executar a programação referente aos conteúdos específicos e estágios de aprendizagem para os quais forem designados; participar do trabalho de agrupamento de alunos para fins de estágio; colaborar na programação e avaliação do estágio, atuando como supervisor ou membro de banca avaliadora, quando designado, podendo desempenhar suas funções tanto no período da noite quanto durante o dia; levantar dados relativos à realidade de sua classe; orientar os alunos na elaboração dos trabalhos de conclusão de curso, relatórios e demais atividades escolares; definir, operacionalmente e metodologicamente, os objetivos do plano curricular, formas de execução e situações de experiências; estabelecer mecanismos de avaliação e de recuperação paralela; constatar necessidade e carência do aluno e propor o seu encaminhamento a setores específicos do atendimento; cooperar com a coordenação pedagógica, orientação educacional e direção da Escola; organizar registros de observações de alunos; participar de reuniões, conselho de classe, atividades civis e extraclasses, bem como dos programas de aperfeiçoamento e atualização profissional promovidos pela Escola e pela Prefeitura Municipal de Bagé; coordenar área de estudo; integrar órgãos complementares da escola; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades e atender às solicitações da Escola referentes a sua ação docente desenvolvida no âmbito escolar; executar outras tarefas definidas na legislação e/ou designadas pela equipe gestora; observar e cumprir as disposições regulamentares quanto a frequência e trabalhos avaliativos realizados pelos alunos; executar outras tarefas correlatas que a legislação exigir”.


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